Sistema Press Club
domingo, 28 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Sugestão de Pauta - Complicação X Simplificação Ortográfica: Há Solução?
Press Kit - Simplificando a Ortografia
Página principal do Press Kit  Simplificando a OrtografiaEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Pauta | Educação

Tamanho do texto: A+ A-


Sugestão de Pauta - Complicação X Simplificação Ortográfica: Há Solução?

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que teve o prazo final de implantação adiado para 1º/01/ 2016, deixa passar oportunidade histórica de simplificar ao máximo a ortografia: menos regras, menos exceções; mais segurança e facilidade para se escrever sem sobressaltos. Pesquisa baseada em dados do MEC calcula que o ensino de ortografia da Língua Portuguesa até o final do curso médio consome 450 horas/aula, com saldo de aprendizagem pífio. Uma simplificação básica reduziria esse número para 150 horas/aula e resultado de aprendizagem muito superior. Tem mais: alguns bilhões de reais seriam economizados.

Para discorrer sobre o tema, sugerimos entrevista com o Prof. Ernani Pimentel, que é formado em Letras Clássicas pela USP, linguista, escritor e um pesquisador apaixonado da Língua Portuguesa, sobretudo da ortografia. Radicado em Brasília, o Prof. Ernani concilia suas atividades empresariais com intensa dedicação ao GTT (Grupo de Trabalho Técnico) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado, incumbido de simplificar e aperfeiçoar as regras ortográficas da Língua Portuguesa.

Está no ar o site www.simplificandoaortografia.com - instrumento interativo em âmbito internacional, que reúne sugestões simplificadoras da ortografia e as divulga. “Nosso intento é incentivar professores e alunos a, neste 1º semestre, discutirem as sugestões ali postadas e enviarem opiniões e pareceres”, ressalta o Prof. Ernani Pimentel, que compartilha a coordenação do GTT com o Prof. Pasquale Cipro Neto.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa Simplificando a Ortografia
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007